sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caio Fernando Abreu por Thayane Rocha



Alguém aí já leu Caio Fernando Abreu?! Não?! Meninas sentimentais como eu, não sabem o que estão perdendo! Pesquisei a semana inteira sobre o que eu gostaria de escrever, pensei em inúmeros livros e nada me inspirava. Até sobre a Tati Bernardi – que é minha escritora predileta – eu tentei, mas não saiu nada de bom. Foi aí que li num aplicativo do nosso bom facebook, as frases, de quem eu já estava acostumada a ler: Caio Fernando Abreu. Um jornalista e escritor gaúcho que viveu entre os anos 60 e 90, escrevendo contos que envolvem N tipos de sentimentos. Desde sua sexualidade, até sua solidão, o que nos remete um tom de pessoalidade, mas não impede que nos identifiquemos com o que ele diz. Pelo menos foi isso que eu senti quando li: identificação. Igualmente quando leio Tati Bernardi. Fico abismada de ver como é possível uma pessoa captar de maneira tão eficaz o que sinto. Por exemplo, quando ele (Caio) diz que: “Tem coisas da gente que não são defeito nem erro: são só jeito da gente ser”. Me faz pensar em como me martirizo com o que considero um defeito, ou em como os outros vão me ver se agir errado, quando na verdade devo apenas compreender que certas coisas em mim, não tem como e nem porque serem mudadas. Elas são e pronto. Essa é apenas uma das frases dele que me provocam intensa reflexão.

Acho que Caio, é uma leitura principalmente para mulheres, pela sua sensibilidade, pelos seus questionamentos e inconformidades, que são na maioria das vezes de natureza feminina. O que não quer dizer que homens não possam, claro que podem. Deveriam até. Mas é raro hoje em dia, homens que consigam captar tais sentimentos sem achar exagerados.

Ainda não tive tempo de pegar um livro dele e me deliciar, mas é o que pretendo fazer o mais rápido possível. Estou louca para ler “Morangos Mofados”, que trata pelo que sei, principalmente de buscar um sentido para coisas que não parecem fazer nenhum. Começando por esse, tenho certeza de que não vou parar. Andei pesquisando e sei que tenho um arsenal de coisa boa pela frente. Caio é no mínimo surpreendente para quem gosta de intensidade como eu. Enquanto isso, vou saboreando trechos pelos bloggers dedicados a ele, ou pelo twitter , algumas de suas frases – lógico, as que cabem em 140 caracteres – e me identificando cada dia mais um pouquinho com todas as intempéries que envolvem suas tramas.

Pra quem gostou e sentiu curiosidade de saber um pouco mais sobre ele, fica a dica de um blogger que eu adorei por citar uns trechinhos dos livros:




Espero que tenham curtido pra que eu me sinta motivada a pesquisar mais sobre outros temas! Até mais! ;)



 

Followers

Follow by Email

Visitas

FeedBurner

Ads Banner

Tecnologia do Blogger.
Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template Vector by DaPino