sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caio Fernando Abreu por Thayane Rocha



Alguém aí já leu Caio Fernando Abreu?! Não?! Meninas sentimentais como eu, não sabem o que estão perdendo! Pesquisei a semana inteira sobre o que eu gostaria de escrever, pensei em inúmeros livros e nada me inspirava. Até sobre a Tati Bernardi – que é minha escritora predileta – eu tentei, mas não saiu nada de bom. Foi aí que li num aplicativo do nosso bom facebook, as frases, de quem eu já estava acostumada a ler: Caio Fernando Abreu. Um jornalista e escritor gaúcho que viveu entre os anos 60 e 90, escrevendo contos que envolvem N tipos de sentimentos. Desde sua sexualidade, até sua solidão, o que nos remete um tom de pessoalidade, mas não impede que nos identifiquemos com o que ele diz. Pelo menos foi isso que eu senti quando li: identificação. Igualmente quando leio Tati Bernardi. Fico abismada de ver como é possível uma pessoa captar de maneira tão eficaz o que sinto. Por exemplo, quando ele (Caio) diz que: “Tem coisas da gente que não são defeito nem erro: são só jeito da gente ser”. Me faz pensar em como me martirizo com o que considero um defeito, ou em como os outros vão me ver se agir errado, quando na verdade devo apenas compreender que certas coisas em mim, não tem como e nem porque serem mudadas. Elas são e pronto. Essa é apenas uma das frases dele que me provocam intensa reflexão.

Acho que Caio, é uma leitura principalmente para mulheres, pela sua sensibilidade, pelos seus questionamentos e inconformidades, que são na maioria das vezes de natureza feminina. O que não quer dizer que homens não possam, claro que podem. Deveriam até. Mas é raro hoje em dia, homens que consigam captar tais sentimentos sem achar exagerados.

Ainda não tive tempo de pegar um livro dele e me deliciar, mas é o que pretendo fazer o mais rápido possível. Estou louca para ler “Morangos Mofados”, que trata pelo que sei, principalmente de buscar um sentido para coisas que não parecem fazer nenhum. Começando por esse, tenho certeza de que não vou parar. Andei pesquisando e sei que tenho um arsenal de coisa boa pela frente. Caio é no mínimo surpreendente para quem gosta de intensidade como eu. Enquanto isso, vou saboreando trechos pelos bloggers dedicados a ele, ou pelo twitter , algumas de suas frases – lógico, as que cabem em 140 caracteres – e me identificando cada dia mais um pouquinho com todas as intempéries que envolvem suas tramas.

Pra quem gostou e sentiu curiosidade de saber um pouco mais sobre ele, fica a dica de um blogger que eu adorei por citar uns trechinhos dos livros:




Espero que tenham curtido pra que eu me sinta motivada a pesquisar mais sobre outros temas! Até mais! ;)



9 comentários:

Anônimo disse...

post perfeitooo!!! ele é muito bom já li várias frases dele e sempre me encontro nelas, graças a thayane rocha :D ficou ótimo vale a pena ler. bjaooooo amigaa

Luisa Ortega on 17 de julho de 2011 às 18:31 disse...

Oi Alinne
Que saudades de vc
=/
Não some hein...

Não conhecia esse autor
Mas acho que é bom, vou procurar saber dele \o

Bjs

Lu

Bookaholic Fairy

J. Henrique on 29 de setembro de 2011 às 07:49 disse...

Já vi várias frases desse cara no facebook e também no tumblr. hehe' Gostei do blog e aproveito pra te convida pra conhece um pouquinho meu trabalho no blog escritorjhenrique.blogspot.com
abraço

Bia Carvalho on 2 de outubro de 2011 às 17:02 disse...

Olha, eu ainda não li nada dele, mas depois dessa dica, vou procurar algo!

Já estou seguindo o blog. Quando tiver um tempinho, me faz uma visitinha?
www.amormisterioesangue.com

Bjs

Unknown on 3 de dezembro de 2011 às 11:07 disse...

Não conhecia, e em um amigo oculto uma menina adora livros dele e me pediu em sua lista... hehehe

bjos


Philip Rangel
Entrando Numa Fria

Bia Carvalho on 8 de fevereiro de 2012 às 03:30 disse...

Li pouca coisa do Caio de Abreu, apenas os trechinhos que encontro por ai. Tudo que li até hoje gostei... confesso que tb sou uma super romântica.

Já estou seguindo seu blog. Quando tiver um tempinho, me faz uma visita?
www.amormisterioesangue.com

Bjs
Bia

Unknown on 8 de julho de 2012 às 20:34 disse...

Achei seu blog por acaso, enquanto estava pesquisando uma autora no facebook e achei ele uma graça. Já estou seguindo, com certeza.

Nunca li nenhum livro dele, mas por conta dessas frases maravilhosas, morro de vontade.

Beijos,

Carissa
http://artearoundtheworld.blogspot.com

quimera1.blogspot.com.br on 23 de agosto de 2012 às 12:14 disse...

Oi, estou publicando meu livro Quimera no blog http://quimera1.blogspot.com.br de forma independente.

Para quem gosta de romance, aventura, ação e principalmente de ler. A história de Manuela, uma princesa moderna, que com os restos de seu castelo de areia desmoronado tenta encontrar um novo sentido na vida, às vezes tão cruel...

“__Sim. O chefe da segurança ligou para o seu pai, e ele já está vindo. __Ele ainda me abraçava quando confessou. __Eu não devia ter ficado longe de você em nenhum momento da festa. Eu não me perdoaria se algo de ruim tivesse acontecido com você. __E apenas para mim eu comentei que ele estava certo, se ele não tivesse saído de perto de mim nada disso teria acontecido, ninguém teria morrido. Ou talvez tudo pudesse ser muito pior. E quem estaria morta seria eu. E perdida nesses pensamentos, senti sua mão no meu rosto, e não pude deixar de perceber que sua mão não era tão firme e quente quanto uma que me tocara há poucos instantes. Ela levantou o meu queixo, e antes que eu pudesse mergulhar no oceano daqueles plácidos olhos azuis, senti sua boca contra a minha, e por puro egoísmo, senti minha vida começar, enquanto outra se findava.”


Blog: http://quimera1.blogspot.com.br/

Facebook: http://www.facebook.com/blogquimera



Agradeço a atenção.

Anônimo disse...

Dica Cultural: "O que é supralegal para você?" Responda e concorra a vale presente da Saraiva.
Saiba como participar em www.supralegal.wordpress.com

Postar um comentário

Comente neste post e faça essa blogueira feliz. O que você tem a dizer é muito importante!!! =P

 

Followers

Visitas

FeedBurner

Ads Banner

Tecnologia do Blogger.
Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template Vector by DaPino